sábado, 21 de março de 2015
DIA 21 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA SINDROME DE DOWN
CAPOEIRA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E AUXILIADORA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN.
As Crianças com síndrome de Down tem suas limitações, mas são capazes de desenvolver alguns conhecimentos e habilidades como qualquer outra criança caracterizada como “normal”.
Muitas dessas crianças com esta síndrome desenvolvem bem suas habilidades em algumas áreas especifica, como por exemplo, a capoeira. A partir da prática desta modalidade a criança estará desenvolvendo atividades de socialização, de coordenação motora e psicomotora, de disciplina, entre outras.
A Síndrome de Down é caracterizada por uma anomalia genética, onde ao invés de no vigésimo primeiro par de cromossomos apresentarem apenas dois cromossomos, encontra-se três cromossomos.
Para que haja bons resultados com relação à inclusão de crianças com síndrome de Down, é necessário que esta tenha contato com outras crianças, que tenha o apoio da família e que sejam trabalhadas diversas atividades de socialização e inclusão social.
Para ajudar na socialização, disciplina e para conter a agressividade, não só de crianças com síndrome de Down, mas outras também que não tenham tal síndrome, sugere-se a prática da capoeira, pois esta mesma pode auxiliar no desenvolvimento dessas crianças em um menor espaço de tempo e com excelentes resultados. Um dos exemplos que temos é o nosso aluno paulinho mais conhecido na capoeira como flecha, que já pratica a modalidade a quase 5 anos e tem demostrado que a sindrome não o limita de realizar a modalidade demostrando grande facilidade em realizar movimentos corporais como: equilibrio, força, e flexibilidade, por isso comprovamos que a capoeira é uma otima ferramenta no desenvolvimento psicomotor de crianças com esta sindrome.
texto: William (Espeto)
sábado, 7 de março de 2015
1º JOGOS INTERNOS CANTO E ARTE CAPOEIRA 2015
O Centro de Educação e Cultura Canto e Arte Capoeira vêm meio deste Jogos, valorizar o universo infantil que está sempre presente no mundo da capoeira. Assim queremos muito poder oportunizar essa ação e integrar os Alunos da Academia treinner com o Projeto Ciranda Social Da ONG casa Transitória servidores de Maria
– Os Jogos estão Previstos para acontecer no mês de Setembro
data e horário a definir.
Poderão participar capoeiristas de 05 a 14 anos somente
da Escola Canto e arte Capoeira, Divididos em duas categorias mirim de 5 a 9 e
Infantil de 10 a 14 anos.
Assinar:
Comentários (Atom)

